VIMA LIA DE ROSSI MARTIN

VIMA LIA DE ROSSI MARTIN é doutora em Letras pela Universidade de São Paulo e professora de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na mesma instituição. Atua na graduação e na pós-graduação e é membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil África (USP).

Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais e também em livros. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de literatura e marginalidade e ensino de literaturas de língua portuguesa.

É autora de obras didáticas de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Escreveu o posfácio do livro Nós matamos o Cão Tinhoso!, do moçambicano Luís Bernardo Honwana, da edição de 2017 da editora Kapulana.

 

 

OBRAS DA KAPULANA

MARTIN, Vima Lia de Rossi. “A violência do colonialismo pelo olhar de Luís Bernardo Honwana”. Posfácio in: HONWANA, Luís Bernardo. Nós matamos o Cão Tinhoso!. São Paulo: Kapulana, 2017. [Vozes da África]

OUTRAS PUBLICAÇÕES

  • MARTIN, V.L.R.; ALVES, R. H. Veredas da Palavra. 1. ed. São Paulo: Ática, 2016.
  • MARTIN, V. L.; ALVES, R. H. Língua Portuguesa. 1. ed. Curitiba: Positivo, 2013.
  • MARTIN, V. L.; ALVES, R. H. Língua Portuguesa – Projeto ECO. Curitiba: Positivo, 2010.
  • MARTIN, V. L. Literatura e marginalidade. 1. ed. São Paulo: Alameda, 2008.
  • MARTIN, V. L.; Lima-Hernandes, M. C. (Org.) ; MARÇALO, M. J. (Org.) ; MICHELETTI, Guaraciaba (Org.). A língua portuguesa no mundo. São Paulo: Humanitas, 2008.
  • MARTIN, V. L. Diálogos Críticos. Literatura e sociedade nos países de Língua Portuguesa. 1. ed. São Paulo: Arte e Ciência, 2005.