Publicado em

VANESSA R. TEIXEIRA

VANESSA RIBEIRO TEIXEIRA nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de setembro de 1980. É Bacharel em Letras Vernáculas (2001), Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa (2004) e Doutora em Literaturas Portuguesa e Africanas de Língua Portuguesa pela UFRJ. É Professora Adjunto Doutor I do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).

OBRAS / ARTIGOS DA KAPULANA

Orgia dos loucos: Moçambique sem saída de emergência“. Prefácio. In: KHOSA, Ungulani Ba. Orgia dos loucos, São Paulo: Kapulana, 2016. [Vozes da África]

 

OUTRAS PUBLICAÇÕES – Capítulos de livros:

  • “O drama de não ser-se: diálogos possíveis entre a velha negra, o deus-morto e António Agostinho Neto”. In: SANTOS, Gilda (org.). Jorge de Sena: Ressonâncias e Cinquenta Poemas, 2006.
  • “Os nós na garganta de uma voz plural”. In: SALGADO, Maria Teresa, SECCO, Carmen Lucia Tindó Ribeiro & SEPÚLVEDA, Maria do Carmo (orgs.). África & Brasil – letras em laços 2, 2010.
  • “As mulheres que criam reis – uma leitura de ‘Maundlane, o criador’, de Paulina Chiziane”. In: MIRANDA, Maria Geralda de (org.). Paulina Chiziane: vozes e rostos femininos de Moçambique, 2013.

PRÊMIOS, CONCURSOS OU OUTRAS PARTICIPAÇÕES

  • Bolsa de Pós-Doutorado beneficiada pelo Programa de Apoio ao Pós-Doutorado da Faperj (PAPD Faperj 2012)