Muitas histórias, em ‘Quatro histórias’, de João Paulo Borges Coelho – por Larissa Lisboa

João Paulo Borges Coelho nos presenteia com um novo livro ficcional, “Quatro histórias”. O pequeno formato, contudo, tem como proposta grandes discussões que possibilitarão ao público brasileiro conhecer ainda mais o universo plural de sua obra artística.

Somos convidados a adentrar em diversos espaços para além de Moçambique. Seja através do diálogo com um passado não tão distante, onde as fronteiras geográficas africanas se faziam ainda mais complexas, seja através do presente, nas mais de quatro décadas de Independência do país e nas conflituosas relações globais, Borges Coelho nos desnuda a sua visão crítica, como historiador, a partir de uma genialidade artística que se constrói, inclusive, em histórias enigmáticas.

Assim, os três últimos séculos estão presentes nessas potentes narrativas que resgatam personagens históricas da África Austral, a exemplo de Abushiri ibn Salim al-Harthi (líder árabe da Revolta de Abushiri, no século XIX), além de comuns indivíduos, mas retratados como espelhos sociais que giram em torno dos processos coloniais, como a escravidão, e do neocolonialismo, na China como nova potência.

Portanto, ao público leitor da editora Kapulana, o convite é lançado: a leitura de uma pequena obra, consoante com o formato tradicional do conto, na possibilidade de uma profunda reflexão, além do prazer pela apreciação de um excelente texto.      

São Paulo, 09 de fevereiro de 2021.

Larissa Lisboa
Universidade Federal de São Paulo.

____________

Citar como:

O ARTIGO:
LISBOA, Larissa. “Muitas histórias, em ‘Quatro histórias’, de João Paulo Borges Coelho”, São Paulo: Kapulana, 2021. Disponível em: <http://www.kapulana.com.br/muitas-historias-em-quatro-historias-de-joao-paulo-borges-coelho-por-larissa-lisboa/>

O LIVRO:
COELHO, João Paulo Borges. Quatro histórias. São Paulo: Kapulana, 2021. [Vozes da África] Disponível em: <http://www.kapulana.com.br/produto/quatro-historias/>