JACQUELINE KACZOROWSKI

JACQUELINE KACZOROWSKI

É Doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), sob orientação da Prof. Dra. Rita Chaves. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Durante o mestrado, concluído em 2017, desenvolveu pesquisa sobre a obra Nós, os do Makulusu, do escritor angolano José Luandino Vieira.

Foi docente do curso de Graduação em Letras da Universidade de Aswan (Egito), responsável pelas disciplinas Literaturas de Língua Portuguesa, Teoria Literária e Produção de Gêneros Textuais Acadêmicos durante o período letivo de 2017/2018.

É membro do grupo de pesquisa PIELAFRICA (Pactos e impactos do espaço nas literaturas africanas de língua portuguesa (Angola e Moçambique), vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Trabalha sobretudo com Literaturas Africanas, buscando investigar as intricadas relações entre produção artística e contexto histórico-social.

OBRAS DA KAPULANA

KACZOROWSKI, Jacqueline. “Nós, os do Makulusu: do fundo humano em cada caco”. Apresentação in: VIEIRA, José Luandino. Nós, os do Makulusu. São Paulo: Kapulana, 2019. [Vozes da África]

OUTRAS PUBLICAÇÕES

“Militância anticolonial e representação literária: Nós, os do Makulusu, de José Luandino Vieira e Un fusil dans la main, un poème dans la poche, de Emmanuel Dongala”. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FFLCHUSP, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-06032018-130319/pt-br.php

Possui artigos publicados em periódicos especializados e capítulos de livros.

PARTICIPAÇÕES

Participou de diversos eventos acadêmicos, além de ter colaborado com a organização de alguns eventos na área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.