Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

CONVERSA COM PEPETELA EM PERUS – ÁFRICAS, MEMÓRIA e RESISTÊNCIA

18 outubro das 19:00 às 21:00

PEPETELA, premiado escritor de Angola, participa do II Encontro Literário do Coletivo de Educadores de Perus/ Pirituba – Áfricas, Memória e Resistência – na Biblioteca Municipal Padre José de Anchieta, em Perus, quando falará sobre sua obra, sobre as conexões entre Angola e Brasil, e sobre seus novos livros lançados no Brasil em 2019 pela Kapulana: O quase fim do mundo e O cão e os caluandas.

Haverá mesa de debates com o autor, com mediação da Profa. Rita Chaves, representando o DLCV-USP (Depto. de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo). Na sequência haverá sessão de autógrafos dos dois livros publicados pela Kapulana.

O quase fim do mundo inicia-se em Calpe, cidade fictícia em algum ponto da África, entre as regiões Central e Austral, onde um grupo de pessoas sobrevive a um evento apocalíptico de origem desconhecida. O médico Simba Ukolo, ao voltar para casa após um dia de trabalho, presencia um clarão que ilumina todo o céu.  Toda a vida, ou quase toda, desaparece da face da Terra. A narrativa futurista é cativante, com personagens complexas e com a África como o lugar simbólico do renascer da humanidade.

Em O cão e os caluandas (originalmente O cão e os calús), o narrador acompanha os caminhos de um cão que, sucessivamente, é adotado por pessoas diferentes. A partir desse olhar do narrador, em que são reveladas as histórias das famílias que adotam o  animal, o leitor passa a ter contato com o cenário histórico e político de Angola, em especial sobre a vida dos caluandas, moradores de Luanda, capital de Angola. 

Pepetela é também o autor do livro Mayombe, obra indicada para o vestibular do FUVEST, 2019.

 

Conheça mais sobre o autor e sua obrahttp://www.kapulana.com.br/pepetela/

Conheça mais sobre os livros de Pepetela, da Kapulana:

Detalhes

Data:
18 outubro
Hora:
19:00 às 21:00

Local

Biblioteca Municipal Pe. José de Anchieta – Perus
R. Antônio Maia, 651
São Paulo,
+ Google Map