Aldino Muianga, escritor moçambicano da Editora Kapulana, no Brasil

O escritor moçambicano Aldino Muianga esteve no Brasil, a convite da Editora Kapulana, participando de eventos de lançamento da edição brasileira de seu livro A noiva de Kebera, contos

ALDINO MUIANGA, consagrado escritor moçambicano, autor de vários livros em prosa, esteve no Brasil, entre os dias 7 e 17 de novembro de 2016, a convite da Editora Kapulana. A Editora Kapulana publicou dois livros do autor no Brasil: O domador de burros e outros contos (2015) e A noiva de Kebera, contos, lançado em novembro de 2016, com a presença do autor.

O autor participou de um circuito de eventos culturais nas cidades de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, como sessões de lançamento, mesas-redondas, debates e palestras sobre literatura moçambicana.

No dia 7 de novembro, Aldino Muianga chegou ao Brasil, acompanhado de sua esposa Carolina de Sousa. Foi sua primeira visita ao país.

No dia 8 de novembro, a convite da Profa. Dra. Tania Celestino de Macedo, do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (CEA-USP), participou do “Encontro com o escritor Aldino Muianga”, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. O escritor, que é médico-cirurgião, fez uma apresentação sobre sua vida e obra e seu processo de criação literária. O público presente – professores, alunos e outros pesquisadores de literatura – teve a oportunidade de conversar com o autor, que falou sobre a conexão existente entre os gêneros “conto” e “poesia” e fez uma análise do processo tradicional de contação de histórias de Moçambique, denominado “à volta da fogueira”.

No dia 9 de novembro, aconteceu o lançamento paulistano do livro de contos do autor, A noiva de Kebera, na Livraria Blooks de São Paulo. Na ocasião, foi organizada uma mesa-redonda com os principais participantes da edição brasileira: o autor moçambicano Aldino Muianga; o prefaciador Prof. Dr. Nazir A. Can, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e o ilustrador dos contos, o brasileiro Dan Arsky. Foi um evento bastante interessante porque o público teve a oportunidade de ouvir dos protagonistas dessa publicação nacional como foi o processo de criação conjunto do livro que estava sendo lançado. Muianga falou sobre o processo de criação literária; Can, sobre sua leitura analítica da obra; e Arsky, sobre a representação em forma de imagens da obra moçambicana que lia pela primeira vez. Os três participaram da conversa com o público e da sessão de autógrafos.

No dia 10 de novembro, Aldino Muianga visitou a Editora Kapulana e concedeu duas entrevistas: para a Rádio Unesp e para o Jornal Plano Crítico. As entrevistas estão disponíveis on-line.

Nos dias 11 e 12 de novembro, Aldino Muianga, acompanhado de Rosana Weg e Amanda Azevedo, diretoras da Editora Kapulana, participou das atividades da II Pré-balada literária da Bahia, na cidade de Salvador, a convite dos organizadores, os escritores Marcelino Freire e Nelson Maca. As atividades ocorreram na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris). No dia 11, o escritor da Kapulana assistiu a uma série manifestações culturais de artistas baianos. No dia 12, houve o lançamento dos livros A noiva de Kebera, de Aldino Muianga; e Sangue negro, de Noémia de Sousa. Foi uma festa literária com mesas de conversas, leituras de poemas por Lúcia Santos e Luíza Santos, intervenções visuais em tempo real, performances musicais e dramatizações.

No dia 13 de novembro, o escritor moçambicano foi convidado a conhecer a casa onde morava e trabalhava o escritor baiano Jorge Amado, uma das grandes referências literárias de Aldino Muianga.

A cidade seguinte onde Aldino Muianga se apresentou foi o Rio de Janeiro, onde esteve acompanhado da diretora da Kapulana, Rosana M, Weg e de sua assistente editorial, Bruna Barros.

Em 17 de novembro, a convite da Profa. Dra. Carmen Tindó Secco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Profa. Dra. Heloísa Buarque de Hollanda (Coordenadora do PACC, Programa Avançado de Cultura Contemporânea; Projetos LAB – Laboratório da Palavra e Universidade das Quebradas), o escritor Muianga participou, em conjunto com o poeta angolano Fernando Kafukeno, do evento “Angola e Moçambique: diálogos literários”. A mesa de debates foi conduzida pela Profa. Dra. Carmen Tindó Secco e pelo Prof. Dr. Nazir Ahmed Can, ambos do setor de Literaturas Africanas da UFRJ.

A equipe da Kapulana agradece a todos que, com sua participação e apoio, tornaram possível a realização desse circuito de eventos com o escritor moçambicano Aldino Muianga. Essa iniciativa da Kapulana atingiu o objetivo previsto, o de proporcionar um contato mais próximo entre escritores de países africanos de língua portuguesa e leitores brasileiros, o que só fortalece o intercâmbio cultural entre países de literaturas africanas de língua portuguesa.

A Editora Kapulana tem a honra de compartilhar com os leitores brasileiros o registro de suas atividades. Arquivos de fotos, áudios e vídeos são atualizados diariamente no site da editora. Acompanhe as novidades.

São Paulo, 18 de novembro de 2016.

FOTOS das atividades (de 8 a 17/11/2016): 

URFJ – RJ: http://www.kapulana.com.br/17112016-aldino-muianga-em-angola-e-mocambique-dialogos-literarios-universidade-federal-do-rio-de-janeiro-rio-de-janeiro-rj/

CASA DE JORGE AMADO –  Salvador-BA:http://www.kapulana.com.br/13112016-aldino-muianga-na-casa-de-jorge-amado-salvador-ba/

PRÉ-BALADA LITERÁRIA – Salvador-BA: http://www.kapulana.com.br/11-e-12-112016-lancamentos-de-a-noiva-de-kebera-de-aldino-muianga-e-de-sangue-negro-de-noemia-de-sousa-ii-pre-balada-literaria-da-bahia-biblioteca-dos-barris-salvador-ba/

LIVRARIA BLOOKS – São Paulo-SP: http://www.kapulana.com.br/09112016-lancamento-de-a-noiva-de-kebera-de-aldino-muianga-na-blooks-livraria-do-shopping-frei-caneca-em-sao-paulo-sp/

Vídeo: Aldino Muianga lê trecho de conto de seu novo livro: A noiva de Kebera – contos: https://www.youtube.com/watch?v=in78U5fOBRE

Entrevista de Aldino Muianga à Rádio Unesp: http://podcast.unesp.br/perfil-01122016-aldino-muianga-entrevista-2660

Entrevista de Aldino Muianga e Nazir A. Can ao canal Compartlivros: https://www.youtube.com/watch?v=C3yYA8jJIew

Entrevista de Aldino Muianga ao jornal Plano Crítico: http://www.planocritico.com/entrevista-aldino-muianga-no-lancamento-de-a-noiva-de-kebera-no-brasil/

Sobre o escritor Aldino Muianga: http://www.kapulana.com.br/aldino-muianga/

Sobre A noiva de Kebera, contos: http://www.kapulana.com.br/produto/a-noiva-de-kebera/

Sobre O domador de burros e outros contos: http://www.kapulana.com.br/produto/o-domador-de-burros-e-outros-contos/